

Campanha de angariação de fundos
16 Março 2016
O Sporting Clube de Tomar, ciente das dificuldades que o CIRE de Tomar - prestigiada instituição tomarense vive atualmete, irá desenvolver uma campanha de angariação de fundos, promovendo a produção de um calendário de parede, em que os jogadores da sua equipa sénior serão os notáveis modelos. Esta ação conta com a prestimosa colaboração dos Serviços de Formação Profissional de Tomar, e de Arlindo dos Santos, Fotógrafo. Os proveitos reverterão integralmente para o CIRE de Tomar.

Homanegem à equipa de 1981/82
16 Março 2016
Um dia histórico na história do hóquei em patins do Sporting Clube de Tomar. A 6 de Fevereiro de 1982 realizava-se a 7ª jornada do nacional da 1ª divisão e, numMunicipal completamente cheio, o Sporting Clube de Tomar recebeu e cilindrou o FC Porto por 11-5 com golos de Honório(5), Capitolino(4) e Campelo(2). Com o objetivo de homenagear a equipa sensação do campeonato época 81/82, Sporting Clube de Tomar, decidiu proporcionar este momento de homenagem aos intervenientes que ficaram na história do clube. O nosso muito obrigado. Vocês são páginas vivas da história grandiosa do nosso clube. Viva o Sporting Clube de Tomar. Equipa - João Oliveira(gr), Jorge Cosme(gr), António Branco(gr), Rui Costa, Jorge Neves, João Campelo, Horácio Honório, Vítor Capitolino, Pereira da Silva, Fernando Cardoso. Treinador - Paulo Santos, Preparador Físico - Costa Marques, Massagista - Álvaro Ventura, Técnico de Equipamentos/Mecânico - Fernando Silva, Presidente - José Goulart, Seccionistas - João Perfeito, António Gonçalves, Daniel Vieira, Azevedo Freitas.

Medalha municipal de mérito (grau ouro)
1 Março 2016
O Sporting Clube de Tomar, em sessão solene da Assembleia Municipal, no dia 1 de março de 2016, foi distinguido com a medalha municipal de mérito (grau ouro).

Jantar do 101º Aniversário
29 Fevereiro 2016
Decorreu no sábado 27/2/2016 o Jantar de Aniversário Sporting Clube de Tomar - 101 Anos.
Com Catering -da empresa 'Santos e Marçal', o ecento junto cerca de 200 Pessoas na sua Sede, sitra na cave do Pavilhão Jacome Ratton - TOMAR.
Após o jantar houve a habitual entrega de Emblemas aos associados com 25 e 50 anos.
Destaque para este ano terem sido também distinguidos os Atletas do clube que mais se destacaram nas diferentes modalidades.
Antes da cerimónis do soprar das velas, houve lugar aos discursos.
Atletas distinguidos
TÉNIS DE MESA – DANIEL TAVARES
HÓQUEI JUVENIL – FRANCISCO POUSEIRO
PATINAGEM ARTÍSTICA – MARIA ANTUNES TOMAZ
JUDO – AIDA SIMÃO
HÓQUEI SÉNIOR – IVO SILVA
ATLETAS REVELAÇÃO
TÉNIS DE MESA – FRANCISCO APOLINÁRIO
HÓQUEI SÉNIOR – AFONSO SILVA
PATINAGEM ARTÍSTICA – MADALENA ANTUNES
JUDO – GUILHERME LOPES
HÓQUEI SÉNIOR – HERNÂNI DINIZ

Jantar do 101º Aniversário
12 Fevereiro 2016
Sporting Clube de Tomar, assinala 101 anos de vida, no dia 27 de Fevereiro de 2016, pelas 20.00 horas, com jantar de aniversário na sede do clube na cave do Pavilhão Jácome Ratton.
A cerimónia contará com vários convidados, com os sócios que perfazem 25 e 50 anos de filiação ao clube, que serão distinguidos como habitualmente ocorre por esta altura, tal como atletas do universo do clube que serão distinguidos como atletas do ano e revelação.
Inscrições até ao dia 24 de Fevereiro na sede do clube, ou pelos telefones 249 323 473, 91 9 304 232, 96 54 777 36 e 91 7 999 776.
SÓCIOS COM 25 ANOS DE ASSOCIADO
Joaquim Manuel da Silva Pinto Cruz
João Rui Lopes Graça
Arlindo Antunes dos Santos
João Manuel de Oliveira Vital
João Manuel da Cunha Ramos
Maria Helena da Costa Prisca Pereira Caetano Ferreira
Maria Isabel Ferreira Guilherme
José Manuel Caetano da Costa Suzano
Nuno Manuel da Costa António
Paulo Jorge G. de Carvalho e Silva
Raul Gomes de Freitas
João António de Albuquerque Cardoso e Castro
Manuel Augusto Coelho Vitorino
Afonso Marcelo Correia André
António Manuel Freitas Alexandre
Humberto da Rosa Simões
Rui Miguel Pereira Nunes
Mário Matos dos Santos
Pedro Miguel de O. Nunes Henriques
Luís de Graça de Oliveira
SÓCIOS COM 50 ANOS DE ASSOCIADO
Mário Mata Almeida
António da Conceição Marques
Dagoberto Manuel Chaves Marujo
Laércio da Silva Vieira dos Santos

Comunicação aos sócios
26 Janeiro 2016
Aos sócios do Sporting Clube de Tomar:
Quase com 101 anos de existência, o Sporting Clube de Tomar orgulha-se do seu passado e do seu estatuto de Coletividade de Utilidade Pública, desde 14 de Novembro de 1984, que tem conseguido merecer e justificar através da sua ação junto da nossa comunidade, Local, Regional e Nacional.
São os pais, os atletas, os seccionistas, treinadores e demais colaboradores que, no dia-a-dia, vão engrandecendo o nosso Clube, que o tornam uma referência a nível local, Regional e Nacional, tendo como suporte fundamental os seus associados, o que vão garantindo o futuro.
Como é do vosso conhecimento, a situação económica atual não permite às Instituições Desportivas e, nomeadamente ao nosso Clube, uma gestão que não se paute pelo rigor e conjugação de esforços, no sentido de ultrapassar as situações decorrentes de forma a cumprir escrupulosamente as nossas obrigações.
Deste modo e porque o Clube tem na contribuição dos Sócios uma forma de poder honrar muitos dos compromissos assumidos, vimos por este meio informar que estão disponíveis as quotas do ano 2016 no cobrador e na sede do clube e assim podermos continuar a fazer face aos nossos compromissos.
O clube procedeu a uma actualização da numeração de sócios e em brave entregaremos os novos cartões já com o número actualizado. Aos sócios que tenham uma foto desactualizada na nossa base de dados, agradecemos que nos façam chegar uma foto tipo passe para os novos cartões.,
Bem Haja e obrigado por continuarem a fazer parte da família Leonina Tomarense.
A Direção

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Direcção
30 Dezembro 2015
Mensagem do Presidente do Sporting Clube de Tomar
O Sporting Clube de Tomar celebrou, em 2015, 100 anos de HISTÓRIA.
A mística do Sporting Clube de Tomar existe, construiu-se de muitas histórias, de muitos nomes, da vontade, do pioneirismo e do inconformismo de muitos outros, do sacrifício e do esforço de milhares de rostos que, com o seu exemplo, escreveram a memória destes 100 anos.
Os 100 anos que comemoramos, devem-se à persistência, ao trabalho e a uma cultura de exigência que sempre norteou quem teve responsabilidades nos órgãos sociais do Sporting Clube de Tomar.
Ao longo do ano que agora termina procuramos homenagear com elevada consideração e respeito, a nossa terra e os companheiros e companheiras deste Clube que, em diferentes momentos, sob diferentes formas e graus, testemunharam que é possível, com algum sacrifício das suas vidas privadas, cultivar o companheirismo e a solidariedade como um fim e não como um meio.
Na verdade, um clube que não honra a sua memória pode até ter corpo, mas não tem, seguramente, espírito; pode até existir, mas não vive.
Enquanto Presidente da Direção gostaria de assinalar este momento, agradecendo a toda a comunidade, especialmente aos sócios, directores, seccionistas, atletas e amigos do clube, que directamente se envolveram nos diferentes momentos de celebração do centenário.
Comemorar um centenário significou festejar, mas ao mesmo tempo deverá também ter representado um momento de reflexão. Um tempo em que, mais do que fazer balanços, devemos continuar a trabalhar, procurando inovar. Porque só desta forma poderemos continuar a garantir e a aspirar ser o maior clube da região e um dos melhores clubes portugueses.
O Sporting de Tomar foi feito de ousadia, de sonho, mas também de muita coragem. Talvez por isso tenha conseguido resistir a todas as vicissitudes do seu percurso.
Devemos celebrar a nossa história, porque ela é a nossa identidade, porque o nosso presente reflecte o nosso passado, mas temos de olhar a nossa história, não apenas como algo que se herda, mas como algo que se conquista diariamente, que se renova, que se conquista e que se enriquece.
Estou certo que dentro de bem pouco tempo vamos voltar a surpreender, quem sabe se ainda no decorrer desta época desportiva não vamos poder partilhar com todos os sportinguistas tomarenses uma importante conquista, que vai marcar para sempre os 100 anos do Clube, cimentando de uma forma ainda mais vincada um marco na nossa história. Mais uma vez vamos fazer diferente, vamos fazer melhor. E mais uma vez, se o conseguirmos, seremos um exemplo.
Todos devemos estar conscientes das enormes dificuldades que vamos ter de vencer, mas todos devem estar igualmente conscientes da enorme vontade que todos temos em vencê-las. Não podemos descansar à sombra da nossa história, porque ela por si só não nos garante o futuro.
Temos hoje um compromisso com o futuro, sabendo, no entanto, que é no presente que ele se constrói, que ele depende da exigência, do rigor, da inovação que conseguirmos garantir agora!
Termino esta mensagem com uma palavra aos sócios: neste Clube o lugar mais importante pertence-lhes. Os sócios são a alma e a razão de ser do Sporting Clube de Tomar. O maior património do nosso clube são as pessoas, sem elas não teríamos chegado até aqui nem poderíamos aspirar a continuar daqui para a frente. Todos juntos vamos conseguir ganhar o nosso futuro!
Muito Obrigado. Votos de um Excelente Novo Ano.
Tomar, 31 de dezembro de 2015.

Jantar de Natal 2015
17 Novembro 2015
O Sporting Clube de Tomar, em ano de centenário, realiza o jantar de natal, no dia 12 de Dezembro de 2015 (Sábado), na sua sede, na cave do pavilhão Jácome Ratton em Tomar.
Com o objectivo de assinalar a data natalícia, juntamente com o fim das comemorações do centenário, Sporting Clube de Tomar, convida todo o universo do Clube para estarem presentes.
Ementa Catering Santos e Marçal – Entradas; Sopa de Peixe à D. Helena; Bacalhau com broa crocante; Vitela estufada com cogumelos; tigelada beirã; café ou chá;
Reservas até dia 9 de Dezembro, pelos telefones Sede 249 323 473; Paulo Pereira 91 7 999 776; Ricardo Cardoso; 96 54 77 736; Luís Boavida 91 26 28 432; Carlos Silva 91 23 93 652; Joaquim Cunha 91 93 04 232;

Cancelamento da Noite de Fados
29 Outubro 2015
o Sporting Clube de Tomar informa que, por imperativo de força maior, a ''Noite de Fados do Centenário'' prevista para o dia de 30 de Out. foi cancelada, para nova data a anunciar.

Noite de Fados do Centenário
19 Outubro 2015
Sporting Clube de Tomar vai realizar na cave do pavilhão Jácome Ratton, grande noite de fados do centenário, no dia 30 de Outubro de 2015(sexta-feira), pelas 20.30 horas.
Com os fadistas Ana Dória, Zé Português, Emílio Serra, acompanhados a guitarra por Joaquim Rocha e Gilberto Silva.
Noite de fados, com jantar, incluído, pataniscas de bacalhau com arroz de feijão, e caldo verde pelas 00.00 horas.
Marcações pelos telemóveis 96 54 77 736, 91 9 304 232, na sede, ou pelos mail's, secretaria@sct.pt e geral@sct.pt.

Livro ''Sporting de Tomar - 100 anos''
10 Outubro 2015
Teve lugar na passada sexta-feira, dia 9 de outubro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Tomar, uma apresentação do livro alusivo ao centenário do Sporting Clube de Tomar, numa edição do Município, que marca os primeiros cem anos da vida do clube.
O livro encontra-se à venda na sede e bar do pavilhão, pelo preço de 10€



NOTA DE PESAR
É com imenso pesar que o Sporting Clube de Tomar, comunica o falecimento de Marcolino Cardoso sócio nº 308, amigo e pai do ex-presidente, vítima de doença prolongada. O corpo estará a partir das 15.00 horas, em câmara ardente na casa mortuária de Tomar. A missa realiza-se, amanhã (9/09/2015) pelas 14:00 horas, na Igreja de Santa Maria dos Olivais. Aos familiares e amigos, o Sporting Clube de Tomar apresenta as mais sentidas condolências. Direção do Sporting Clube de Tomar
09/09/2015
Município de Tomar celebra acordo com o Sporting Clube de Tomar
Práticas desportivas e de recreio no rio Nabão a partir de sexta-feira
O Município de Tomar assinou esta quarta-feira, dia 5 de agosto, o acordo de parceria com o Sporting Clube de Tomar para a disponibilização de barcos no rio Nabão para a prática de actividades desportivas e de recreio.
Esta parceria enquadra-se na proposta apresentada pelo Município às diversas associações do concelho, tendo o Sporting Clube de Tomar aderido à iniciativa da autarquia que pretende valorizar os desportos recreativos, com as licenças e segurança dos participantes asseguradas.
A iniciativa entra em vigor a partir da próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, data em que os barcos estarão disponíveis no rio, com todas as medidas de segurança, manutenção e licenças em funcionamento.
Este é mais um dos bons motivos para os tomarenses poderem viver o seu rio de uma forma desportiva e diferente, como já vem sendo hábito ao longo dos anos.
05/08/2015
COMUNICADO
O Sporting Clube de Tomar, em ano de centenário, agradece toda a participação na realização do VII Festival do Frango 2015.
Mais um evento, só possível de concretizar com grande sucesso, união e esforço de todos.
MUITO OBRIGADO.
Pela Direção,
.
26/07/2015

Novos Corpos Sociais
9 Julho 2015
Sporting Clube de Tomar, em ano de centenário, conta com novos órgãos sociais para o biénio 2015/2017.
Nas eleições que se realizaram na noite desta quarta-feira, a única lista a sufrágio mereceu a unanimidade dos 47 votantes. Ivo Santos sucede, assim, a Ricardo Cardoso, sendo que na mesa da Assembleia está Alexandre Correia Leal como presidente, enquanto Carlos Tomaz continua no Conselho Fiscal.
A lista tem 21 elementos, com Assembleia Geral renovada, Direcção, com três elementos, dos órgãos sociais anteriores e conselho fiscal mantém-se.

Eleições SCT - AG 8 Julho 2015
2 Julho 2015
Sporting Clube de Tomar, em ano de centenário, vai a eleições na próxima quarta-feira, dia 8 de Julho de 2015, pelas 20:30 horas, na cave do pavilhão Jácome Ratton, Travessa da Fábrica da Sola, nº4, Tomar.
A eleição dos novos órgãos sociais para o biénio 2015/2017, conta já com uma lista encabeçada por Ivo Santos na Direção, Alexandre Correia Leal na Assembleia Geral e Carlos Conde Tomaz no Conselho Fiscal.
A lista tem 21 elementos, com Assembleia Geral renovada, Direção, com três elementos, dos órgãos sociais anteriores e conselho fiscal mantem-se.
Convoca-se, todos os sócios do Sporting Clube de Tomar, para participarem na eleição dos corpos sociais.
LISTA SPORTING CLUBE DE TOMAR BÉNIO 2015/2017
ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE – ALEXANDRE CORREIA LEAL
VICE-PRESIDENTE – ANTÓNIO CARVALHO
SECRETÁRIO – ARTUR DAMÁSIO
SUPLENTE – CARLOS DA PIEDADE SILVA
SUPLENTE – ANABELA ESTANQUERIO
DIRECÇÃO
PRESIDENTE – IVO SANTOS
VICE-PRESIDENTE – HUGO COSTA
SECRETÁRIO - PAULO PEREIRA
TESOUREIRO – JOSÉ MARIA PEREIRA
VOGAL - ANTÓNIO COSTA MARQUES
VOGAL – BEATRIZ SHULTZ
VOGAL – JOAQUIM CUNHA
VOGAL – LUIS FILIPE BOAVIDA
VOGAL – PEDRO TAVARES
SUPLENTE – CARLOS CABRAL
SUPLENTE – GUILHERME SILVA
SUPLENTE – RICARDO RODRIGUES
CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE – CARLOS TOMAZ
SECRETÁRIO – AFONSO ANDRÉ
RELATOR – PAULO BRAGANÇA
SUPLENTE – MIGUEL CRISTOVÃO
Text.

Assembleia Geral e....Eleições
23 Abril 2015
O presidente do Sporting Clube de Tomar, Ricardo Cardoso, em assembleia-geral ordinária de aprovação de contas, assumiu que não se vai recandidatar.
As contas do exercido de gerência de 2014, foram aprovadas por unanimidade, com a presença de 14 sócios e parecer favorável do conselho fiscal.
Ricardo Cardoso, referiu, que a preocupação com o futuro do clube, em particular com o hóquei em patins sénior, tem de ser pensado pelos sócios.
Sporting Clube de Tomar, tem já agendado, assembleia geral eleitoral para dia 15 de maio, pelas 20:30, na cave do pavilhão Jácome Ratton.
As listas devem ser apresentadas na sede do clube até 24 horas antes.
Text.

Gala e Jantar do Centenário : Um sucesso
01 Março 2015
500 pessoas marcaram presença do jantar do centário que decorreu no Pavilhão Jácome Ratton, que contou como convidados o presidente do SCP, representantes da federação de Patinagem e de Judo, entre outros.
Houve lugar para distinção de vários sócios do clube:
Emblema de diamante - Libério Ferreira e Constantino Lourenço da Mota
Emblema de ouro - Henrique Neves e Norberto Silva da Costa Pereira
Emblema de prata - Carlos Manuel Mourão Maia Sousa, António Manuel Gonçalves Carvalho, Armelim da Conceição Oliveira, João Pedro Veloso Adão de Sá Correia, Maria Laura Pereira Andrade Farinha, Elsa Cristina Marques Cruz, Américo Rosa Francisco, Ana Marta Ferreira da Graça, Judite Jesus da Silva, António Henrique Lopes Venâncio, Anselmo Dias da Luz, Júlio Manuel Nunes Joaquim, Luís Miguel Correia José, João Bernardo Vicente Godinho Lopes Alves, José Alves de Freitas e Manuel Alexandre Azevedo Fonseca.
Galardão Dr. Jorge Marçal - Jaime da Cruz Francisco e Pereira da Silva (Galardão a conceder ao dirigente, seccionista, técnico e atleta que pelo seu desportivismo, espirito de sacrifício, abnegação, dedicação e perfil humano, seja credor dessa distinção)
Sócio Benemérito - Leonel Vicente
Sócios de Mérito - João Bernardino, José Ferreira, Eliseu Antunes, Álvaro Ventura, José Neto, Jorge Rufino, José Rodrigues, Carlos Bacalhau e Paulo Beirante.
Antes do Jantar teve lugar a Gala, com casa cheia no Cine Teatro, para ver os grandes apontamentos da história do clube, distinção de atletas dirigentes e ainda a actuação da Nabantina, Gualdim Pais e Canto Firme.
Video da Gala - Radio Cidade de Tomar
https://www.youtube.com/watch?v=Rr52hS5py1I
Video do SC Tomar e apontamentos do Jantar - Tomar TV
https://www.youtube.com/watch?v=Rr52hS5py1I
Text.

100 anos de história, alegrias e vitórias
26 Fev 1915 | 26 Fev 2015
O Sporting Clube de Tomar nasce como a maioria dos pequenos Clubes de provincia. Um grupo de estudantes – Maia Pereira, Júlio Bento, António Quintas, Augusto Correia, Amorim Rosa, António Coelho, Domingos Vistulo, António Souto, entre outros, desejosos de engrandecerem a sua terra, lançam a ideia de criarem um grupo desportivo. A iniciativa encontra receptividade, as adesões multiplicam-se e em 26 de Fevereiro de 1915, fundam o Sporting Clube de Tomar. Escolhem para emblema a Cruz de Cristo sobre o Escudo Preto e iniciam a sua actividade desportiva com a Ginástica e o Futebol. Da sua fundação em defesa dos interesses do desporto e da juventude, procurando dignificar a cidade que representa, também no plano cultural e social. No plano desportivo a vida do Clube caracteriza-se por dois períodos distintos: - Aquele em que a sua actividade principal é o Futebol e que vai da sua fundação até 1950 e o que vai daquela data até hoje em que o Hóquei em Patins constitui a sua modalidade principal.
1ª. filial do Sporting Clube de Portugal em Janeiro de 1923, passando a reger-se pelos Estatutos daquele Clube Lisboeta. Porém, em 15 de Junho desse ano cria os seus próprios Estatutos, posteriormente aprovados por alvará do Governo Civil de Santarém de 12 de Setembro de 1924, e ao emblema do Clube, sobre a Cruz de Cristo é aposto o Leão.
Instituição declarada “Colectividade de Utilidade Pública” em 14 de Novembro de 1984, o clube foi também agraciado com a “Medalha de Bons Serviços Desportivos, em 7 de Março de 1990, na sequência de Despacho do Ministério da Educação, tendo, por outro lado, sido ainda distinguido, em 1940, com a 1.ª “Medalha de Mérito e Dedicação Leonina”, conferida no 1.º Congresso do Sporting Clube de Portugal, e, de novo, com a “Medalha de Mérito e Dedicação”, por deliberação do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, de 14 de Setembro de 2005, condecoração entregue em 23 de Abril de 2006.





